Ícone do Widget

Relacionado

×

Otan reforça apoio à Ucrânia com mais de 20 bilhões de euros em auxílio militar


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou que seus aliados prometeram mais de 20 bilhões de euros (cerca de 21,65 bilhões de dólares) em apoio militar à Ucrânia apenas nos três primeiros meses deste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo secretário-geral da aliança, Mark Rutte.

Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros se reunirão em Bruxelas na quinta e sexta-feira para discutir novas medidas de suporte a Kiev, que enfrenta a invasão russa há três anos.

A guerra, iniciada em fevereiro de 2022, começou com tropas russas avançando por três frentes: a fronteira russa, a Crimeia e Belarus, aliado estratégico do Kremlin. Nos primeiros dias do conflito, as forças russas fizeram progressos significativos, mas a resistência ucraniana conseguiu manter o controle da capital, Kiev.

Desde então, a Ucrânia tem buscado fortalecer seus laços com países europeus, especialmente após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. O novo presidente americano tem afirmado repetidamente que não pretende continuar enviando ajuda militar a Kiev. Paralelamente, Washington trabalha em um acordo para encerrar o conflito.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirma que os principais objetivos da Rússia são tomar toda a região de Donbass — abrangendo Donetsk e Luhansk — e expulsar tropas ucranianas de partes da região de Kursk, dentro do território russo, que Kiev controla desde agosto.

Enquanto isso, negociações entre os dois países tentam estabelecer um cessar-fogo para conter os ataques contra a infraestrutura energética de ambos os lados.

Comentários