Trump diz que ataques contra houthis vão continuar


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (31) que os ataques contra os Houthis continuarão até que o grupo rebelde deixe de representar uma ameaça à liberdade de navegação no Mar Vermelho.

“A escolha para os Houthis é clara: parem de atacar os navios dos EUA e nós pararemos de atacar vocês. Caso contrário, estamos apenas começando, e a verdadeira dor ainda está por vir, tanto para os Houthis quanto para seus patrocinadores no Irã”, declarou Trump em sua conta na Truth Social.

Os EUA intensificaram as ofensivas contra o grupo em 15 de março, resultando em dezenas de feridos, segundo o Ministério da Saúde controlado pelos rebeldes. Sob o governo Biden, Washington já havia realizado ataques semelhantes no ano passado.

“Nós os atingimos dia e noite — e com força crescente. Suas capacidades ofensivas que ameaçam o transporte marítimo e a estabilidade da região estão sendo rapidamente eliminadas”, acrescentou Trump.

O conflito entre os EUA e os Houthis remonta a 2022, quando o grupo, apoiado pelo Irã, passou a ser responsabilizado por ataques a navios comerciais americanos. A tensão se agravou em 2023, com a guerra entre Israel e Hamas, levando os Houthis a intensificarem ações contra embarcações no Mar Vermelho em protesto contra as operações israelenses na Faixa de Gaza e o apoio dos EUA a Tel Aviv.

A escalada dos ataques preocupa a comunidade internacional, já que o Mar Vermelho é uma das principais rotas do comércio global.

Comentários