12/04/2024 05:39:00 PM
A iraniana Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2023, foi liberada temporariamente da prisão de Evin, em Teerã, para tratar de problemas de saúde. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (4) por seu marido, Taqi Rahmani, à agência Reuters.
Mohammadi, que cumpre múltiplas sentenças sob acusações como disseminação de propaganda contra a República Islâmica, teve sua pena suspensa por três semanas, segundo o advogado Mostafa Nili. “A suspensão foi baseada em um laudo médico forense, devido à condição física dela após a remoção de um tumor e uma cirurgia de enxerto ósseo realizada há 21 dias. O tumor era benigno, mas ela precisa de acompanhamento médico a cada três meses”, detalhou Nili em publicação no X (antigo Twitter).
Defensora incansável dos direitos das mulheres e da abolição da pena de morte, Narges Mohammadi recebeu o Prêmio Nobel da Paz como reconhecimento por sua luta de mais de 30 anos. Contudo, sua prisão e as condições de saúde preocupam a comunidade internacional.
Joergen Watne Frydnes, chefe do Comitê Norueguês do Nobel, expressou solidariedade à ativista e pediu às autoridades iranianas que sua detenção seja encerrada de forma definitiva. “Estamos profundamente preocupados com a persistência de sua dor e com sua saúde. Pedimos que garantam o tratamento médico adequado”, afirmou Frydnes.
O caso de Narges Mohammadi continua a atrair atenção mundial, reforçando os apelos por justiça e direitos humanos no Irã.
Comentários
Postar um comentário