Ícone do Widget

Relacionado

×

Entidades de direitos humanos se reúnem com procurador-geral para discutir violência policial em SP


Nesta sexta-feira (6), dezesseis organizações de direitos humanos participarão de uma audiência com o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio Oliveira, para debater a escalada da violência policial no estado. O encontro busca cobrar providências e avaliar as ações do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que tem como atribuição legal o controle externo da polícia.

Entre as entidades presentes estão a Comissão Arns, Conectas Direitos Humanos, Centro de Direitos Humanos e Educação Popular, Artigo 19, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência da USP.

“O objetivo é compreender o posicionamento e as medidas do MP, especialmente diante de uma sequência de episódios recentes envolvendo abusos e violência policial”, afirmou Leonardo Carvalho, pesquisador sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na última quarta-feira (4), o MP-SP enviou ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, uma solicitação para que sejam atualizados os procedimentos operacionais e normativas relacionados a abordagens policiais. O pedido inclui também a recomendação de implementar cursos de reciclagem para os agentes da tropa, visando a melhoria das práticas.

O encontro é visto como um passo importante para reforçar a responsabilidade do MP no monitoramento das ações policiais e na garantia do cumprimento dos direitos humanos.

Comentários