Ícone do Widget

Relacionado

×

Trump considera senador Eric Schmitt para o cargo de procurador-geral dos EUA


O presidente eleito Donald Trump tem considerado o senador Eric Schmitt, do Missouri, como um dos principais candidatos ao cargo de procurador-geral dos Estados Unidos. A informação foi compartilhada por quatro fontes familiarizadas com o processo.

Schmitt, que anteriormente ocupou o cargo de procurador-geral do Missouri, ganhou destaque ao tomar medidas contra grandes empresas de tecnologia, alegando que censuravam vozes conservadoras. Próximo de Trump, o senador foi um dos que ajudaram o ex-presidente a se preparar para os debates contra Joe Biden e Kamala Harris, discursou na Convenção Nacional Republicana e esteve presente em Mar-a-Lago, na Flórida, na noite das eleições, junto a outros aliados.

Para Trump, a escolha do procurador-geral é uma das decisões mais estratégicas em seu governo. Ele já manifestou publicamente que prefere que o Departamento de Justiça trabalhe em colaboração mais direta com a Casa Branca, em contraste com a tradição de independência institucional da pasta.

Desde que deixou a presidência em 2021, Trump lamenta a forma como conduziu as nomeações para o cargo, apontando o relacionamento frustrado que teve com Jeff Sessions e William Barr, ambos ex-procuradores-gerais. Fontes próximas ao ex-presidente indicam que ele busca alguém de sua mais alta confiança e que possa agir em alinhamento com seus objetivos jurídicos.

Comentários