11/09/2024 06:02:00 PM
O presidente russo, Vladimir Putin, ratificou um tratado de parceria estratégica com a Coreia do Norte, incluindo uma cláusula de defesa mútua, conforme um decreto publicado neste sábado (9). O acordo foi assinado por Putin e o líder norte-coreano Kim Jong Un durante uma cúpula em Pyongyang, em junho deste ano, e prevê que ambos os países se ajudem mutuamente em caso de ataque armado.
A câmara alta da Rússia aprovou o tratado nesta semana, enquanto a câmara baixa já havia dado seu respaldo no mês passado. O decreto que formaliza a ratificação foi publicado em um site oficial do governo russo, detalhando os procedimentos legislativos adotados.
Este tratado aprofunda os laços entre Moscou e Pyongyang, especialmente após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, iniciada em fevereiro de 2022. Relatórios de fontes sul-coreanas e ocidentais indicam que a Coreia do Norte tem fornecido armamentos à Rússia, e especialistas ucranianos afirmam ter encontrado vestígios de armas norte-coreanas em áreas de ataques russos.
Além disso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy afirmou na última quinta-feira que a Coreia do Norte enviou 11.000 soldados para a Rússia, sendo que alguns deles teriam sido abatidos em confrontos com as tropas ucranianas na região de Kursk, no sul da Rússia. Contudo, o governo russo não confirmou a presença de tropas norte-coreanas em seu território.
Comentários
Postar um comentário