Ícone do Widget

Relacionado

×

Macron se reúne com Lula e outros líderes globais no G20 no Rio de Janeiro


O presidente da França, Emmanuel Macron, aproveitará a Cúpula do G20, que acontece nesta segunda (18) e terça-feira (19) no Rio de Janeiro, para realizar reuniões bilaterais com outros chefes de estado. Além de encontros programados com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Macron se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping, o sul-africano Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

A cúpula, sediada no Museu de Arte Moderna (MAM), conta com 16 salas reservadas para reuniões bilaterais, mas algumas delegações preferem realizar encontros nos hotéis onde estão hospedadas. Macron e Lula, por exemplo, estão no mesmo hotel, mas a reunião entre os dois será no Forte de Copacabana, próximo à hospedagem, às 19h30 deste domingo (17).

O evento marca uma agenda intensa para o presidente brasileiro, que terá encontros com 11 líderes internacionais. Lula deu início às reuniões bilaterais ainda na manhã deste domingo, após participar da abertura do Urban 20, um grupo que reúne cidades dos países membros do G20. O primeiro encontro foi com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Essas reuniões paralelas são comuns em cúpulas desse porte, sendo uma oportunidade para os líderes tratarem de temas estratégicos e alinharem interesses globais.

Para garantir a segurança dos líderes internacionais, uma operação robusta foi montada no Rio de Janeiro. A Polícia Federal, com apoio das Forças Armadas e das Polícias Militares, realizou inspeções químicas, biológicas e nucleares em 23 hotéis destinados às delegações. A segurança do evento tem sido uma das prioridades das autoridades brasileiras, devido à magnitude da cúpula e ao número de líderes presentes.

Comentários