11/08/2024 05:48:00 PM
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) integrará a segurança da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, com um contingente de 95 agentes. Segundo o Ministério da Justiça, esses agentes atuarão na proteção preventiva e ostensiva das áreas próximas ao evento e aos locais das conferências, especialmente no Museu de Arte Moderna (MAM), no centro da cidade.
“O trabalho da Força Nacional é baseado na cooperação entre federações, oferecendo apoio e suporte às forças de segurança locais. O emprego da FNSP é subsidiário e segue o planejamento do órgão que solicitou a atuação. Além disso, a mobilização só ocorre mediante solicitação formal do governador, do Distrito Federal ou de um ministro de Estado, conforme o artigo 4º do Decreto nº 5.289, de 29 de novembro de 2004”, destaca o comunicado do Ministério da Justiça.
Além da Força Nacional, a operação de segurança contará com o apoio de policiais militares e rodoviários federais. A participação do Exército ainda depende de um decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O evento do G20 reunirá líderes das 19 maiores economias mundiais, bem como representantes permanentes da União Europeia e da União Africana, além de convidados especiais.
Comentários
Postar um comentário