11/16/2024 05:53:00 PM
O cineasta David Lynch, de 78 anos, revelou que foi diagnosticado com enfisema pulmonar em 2020, após uma longa vida de tabagismo. Ele contou que começou a fumar aos oito anos e, até o diagnóstico, o cigarro foi uma parte fundamental de sua rotina. “Eu amava o cheiro, o gosto e o ato de acender um cigarro. Fumar fazia parte do meu processo criativo como pintor e cineasta”, afirmou Lynch em entrevista à revista People. “Você colhe o que planta”, acrescentou.
O enfisema pulmonar, um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é principalmente causado pelo tabagismo. A condição compromete o fluxo de ar para os pulmões, gerando dificuldades respiratórias, falta de ar, chiado no peito e cansaço. Em 2020, Lynch passou a depender de oxigênio para atividades simples do dia a dia, como caminhar. “Eu mal conseguia me mover sem ficar sem ar”, relembra.
Foi somente em 2022 que Lynch conseguiu parar de fumar, após perceber que não havia outra opção se quisesse melhorar sua saúde. Apesar das consequências graves, o cineasta afirma que não se arrepende de seu passado. “Fumar foi importante para mim. O que todos os viciados desejam é que o que amamos seja bom para nós”, refletiu.
Agora, ele espera que sua história inspire outros fumantes a tomarem a decisão de parar. “Você pode abandonar esses hábitos que vão te matar. Eu devo a eles e a mim mesmo dizer isso”, concluiu Lynch.
Comentários
Postar um comentário