11/09/2024 05:53:00 PM
Cinco aviões da Força Aérea do Reino Unido, incluindo três caças, realizaram pousos de emergência no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro na tarde da última sexta-feira (8). A informação foi confirmada tanto pela concessionária RIOGaleão, responsável pela administração do aeroporto, quanto pela Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB, o Centro de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (ACC-CW) recebeu a solicitação para autorizar o pouso emergencial na capital fluminense. A FAB detalhou que uma aeronave da Royal Air Force (RAF), um Airbus KC3 Voyager A330-200, estava acompanhada por um caça Eurofighter Typhoon em emergência. O pedido de alteração de rota foi feito para permitir o pouso no Aeroporto do Galeão.
As aeronaves britânicas, que estavam em voo de formação, seguiam de Espargos Amílcar Cabral International Airport (Cabo Verde) com destino ao Mount Pleasant Airport (Ilhas Malvinas/Falklands). O grupo era composto por um A-400 Atlas, um A-330 Tanker e três caças Eurofighter Typhoon.
Segundo a FAB, os pousos ocorreram com segurança e, após o procedimento, as aeronaves retomaram sua trajetória normal. Apesar disso, a operação causou alguns transtornos no aeroporto, resultando em atrasos para sete voos de chegada. No entanto, a concessionária RIOGaleão informou que, após o incidente, a operação no aeroporto já retornou à normalidade.
Comentários
Postar um comentário