11/13/2024 06:25:00 PM
A Argentina decidiu retirar sua delegação da COP29, evento que acontece no Azerbaijão, por determinação do Ministério das Relações Exteriores. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13) por uma fonte de Assuntos Ambientais da chancelaria argentina.
Os representantes do país estavam participando dos primeiros dias da cúpula, que começou na segunda-feira (11) em Baku, mas receberam ordens para se retirar imediatamente. Além disso, a delegação que estava prevista para viajar de Buenos Aires a Baku nesta quarta-feira também teve sua viagem cancelada, e a equipe que ainda permanecia no evento não continuará sua participação.
O governo de Javier Milei já havia demonstrado seu posicionamento contrário a agendas relacionadas a negociações ambientais. Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente argentino criticou a ONU por supostamente tentar impor uma “agenda ideológica” e se distanciou dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “Estamos diante do fim de um ciclo. O coletivismo e a moral da agenda acordada colidiram com a realidade e não oferecem mais soluções para os problemas do mundo. Na verdade, nunca as tiveram”, afirmou Milei.
Durante a campanha eleitoral, Milei foi ainda mais enfático em suas críticas. Ele classificou as políticas que associam os seres humanos às mudanças climáticas como “falsas”, alegando que o objetivo delas seria arrecadar fundos para financiar “socialistas preguiçosos” que escrevem artigos sem relevância.
Comentários
Postar um comentário