Ícone do Widget

Relacionado

×

Zelensky alerta sobre apoio militar da Coreia do Norte à Rússia e pede reforço de aliados

Zelensky pede reforço militar de aliados em resposta à colaboração entre Rússia e Coreia do Norte


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no domingo (13/10) que o relacionamento de defesa com os aliados do país precisará ser ajustado, em resposta ao suposto apoio da Coreia do Norte às forças russas, com envio de pessoal e armas.

Em um discurso noturno, Zelensky destacou que a parceria entre Moscou e regimes como o de Pyongyang está se fortalecendo. “Não é apenas a transferência de armamentos, mas também de militares norte-coreanos para as tropas russas invasoras”, declarou.

Essa nova dinâmica, segundo o presidente ucraniano, exige uma revisão no suporte fornecido à Ucrânia. “A linha de frente precisa de mais apoio. Estamos falando de capacidades de longo alcance e de um fornecimento mais consistente para nossas forças, além de uma simples lista de equipamentos militares.”

A Coreia do Sul também expressou preocupações sobre o envolvimento militar norte-coreano. Na terça-feira (08/10), o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Yong-hyun, afirmou que há “grande possibilidade” de tropas norte-coreanas estarem auxiliando a Rússia no conflito. Ele também mencionou relatos de que oficiais militares do Norte foram mortos em um ataque ucraniano em áreas controladas pela Rússia, sugerindo que as informações eram verossímeis.

No entanto, o Kremlin negou as alegações. O porta-voz Dmitry Peskov, ao ser questionado na quinta-feira (10/10) sobre o possível envio de soldados norte-coreanos para a Ucrânia, descartou a ideia, classificando-a como “provável notícia falsa”.

Comentários