Ícone do Widget

Relacionado

×

Putin promete impedir que Ucrânia desenvolva armas nucleares

Putin reage após Zelensky mencionar necessidade de proteção nuclear ou entrada na otan


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (18/10) que seu país não permitirá que a Ucrânia adquira armas nucleares. Putin destacou que qualquer tentativa ucraniana de desenvolver essas armas seria impossível de esconder e provocaria uma resposta adequada de Moscou. “A Rússia não deixará isso acontecer, independentemente das circunstâncias”, declarou.

A fala de Putin ocorre após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ter mencionado na quinta-feira (17/10) que, em conversa com o ex-presidente dos EUA Donald Trump, ressaltou a necessidade da Ucrânia obter armas nucleares ou ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como forma de garantir sua segurança diante da ameaça russa.

Zelensky esclareceu posteriormente que a Ucrânia não tem intenção de fabricar armas nucleares, pedindo que suas declarações não fossem mal interpretadas. “Nós não estamos desenvolvendo armas nucleares. Não deem espaço a essas especulações”, disse o presidente ucraniano.

A Ucrânia herdou armamentos nucleares após a dissolução da União Soviética, mas abriu mão deles voluntariamente na década de 1990, em troca de garantias internacionais de proteção à sua integridade territorial. No entanto, desde a invasão russa, Kiev alega que Moscou violou os termos desse acordo.

Comentários