Ícone do Widget

Relacionado

×

Kamala Harris lidera por 3 pontos sobre Trump em nova pesquisa eleitoral

Economia é o principal tema da eleição, mas candidata democrata ganha destaque em saúde e combate ao extremismo político


Uma nova pesquisa da Reuters/Ipsos mostra Kamala Harris, candidata à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, com 45% das intenções de voto, superando Donald Trump, do Partido Republicano, que conta com 42%. O levantamento, realizado até o domingo (13/10), revela uma estabilidade na diferença entre os dois candidatos em relação à pesquisa anterior, conduzida uma semana antes. Contudo, o entusiasmo dos eleitores, especialmente dos democratas, parece estar maior do que em 2020, ano em que Joe Biden derrotou Trump.

Segundo os dados, 78% dos eleitores registrados afirmaram estar “completamente certos” de que irão votar, sendo 86% entre os democratas e 81% entre os republicanos. Esses números indicam um aumento em comparação com uma pesquisa similar de 2020, quando 74% dos eleitores tinham essa certeza.

Vantagens de Kamala em saúde e democracia

A pesquisa também indica que Kamala Harris é vista como a candidata mais preparada para lidar com temas como saúde e extremismo político. Ela lidera com 43% contra 38% de Trump quando o tema é a luta contra o extremismo e as ameaças à democracia. Além disso, Kamala tem uma vantagem de 14 pontos percentuais no que diz respeito à política de saúde.

Ainda que essas questões sejam importantes, a economia dos EUA permanece como o principal tema para os eleitores. Nesse aspecto, Trump continua a ser visto como o melhor administrador econômico, liderando com 45% contra 40% de Kamala.

Economia como tema central

A economia, incluindo emprego e desemprego, foi apontada por 26% dos entrevistados como o principal desafio do país, seguida por extremismo político (23%) e saúde (3%). A vantagem de Trump em economia, que agora é de 5 pontos percentuais, cresceu em relação à pesquisa de setembro, quando era de apenas 2 pontos.

Disputa acirrada nos estados-pêndulo

Embora as pesquisas nacionais mostrem uma leve vantagem para Kamala, o resultado final das eleições será decidido nos chamados estados-pêndulo, onde a disputa entre os candidatos é extremamente acirrada, com muitos resultados dentro da margem de erro. Isso ressalta a importância da mobilização dos eleitores, já que o voto não é obrigatório nos EUA.

Em 2020, dois terços dos eleitores americanos participaram das eleições, a maior taxa de participação em mais de um século. Apesar do alto engajamento esperado para este ano, nenhum dos candidatos desfruta de ampla popularidade: apenas 46% dos eleitores têm uma opinião favorável sobre Kamala Harris, enquanto 42% dizem o mesmo sobre Trump.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa online da Reuters/Ipsos foi realizada com 938 adultos nos EUA, dos quais 807 eram eleitores registrados e 769 foram considerados mais propensos a votar. Entre esses prováveis eleitores, Kamala Harris tinha 47% das intenções de voto, contra 44% de Donald Trump. A margem de erro da pesquisa é de aproximadamente 4 pontos percentuais.

Comentários