10/25/2024 06:08:00 PM
Um surto de infecções por E. coli relacionado ao sanduíche “Quarteirão com Queijo” do McDonald’s já causou 75 casos de doença em 13 estados dos Estados Unidos, com 22 hospitalizações e uma morte confirmada, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (25/10) pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pela Food and Drug Administration (FDA).
Entre os pacientes, dois desenvolveram uma condição grave chamada síndrome hemolítico-urêmica, uma complicação séria que pode surgir de infecções por E. coli. A vítima fatal, embora possuísse condições de saúde pré-existentes, não apresentou essa síndrome. O CDC começou a investigar o caso no último dia 22, quando inicialmente foram relatados 49 casos em 10 estados, incluindo 10 hospitalizações e uma morte.
Conforme as autoridades, o número de casos pode crescer, pois leva tempo para confirmar se uma infecção específica está ligada ao surto. No momento, o Colorado registra a maioria dos casos, e novos estados como Michigan, Novo México e Washington foram incluídos na lista de locais com doenças relatadas, ao lado de Iowa, Kansas, Missouri, Montana, Nebraska, Oregon, Utah, Wisconsin e Wyoming. No entanto, o CDC alerta que o surto pode atingir outras regiões.
A FDA e o CDC seguem trabalhando para confirmar a origem da contaminação. A FDA aponta que a contaminação provavelmente está ligada às cebolas fatiadas ou aos hambúrgueres de carne usados nos sanduíches “Quarteirão com Queijo”. Todos os entrevistados doentes relataram ter comido no McDonald’s, e a maioria havia consumido um hambúrguer de carne bovina.
Em comunicado, um porta-voz da FDA informou que a agência está utilizando todos os recursos disponíveis para determinar se as cebolas são, de fato, a fonte da infecção. A investigação inclui o rastreamento da distribuição do produto e a coleta de amostras de cebola para análise em parceria com agências federais, estaduais e empresas envolvidas.
O McDonald’s já tomou medidas preventivas, retirando o sanduíche “Quarteirão com Queijo” de cerca de 20% de suas unidades. Além disso, a rede suspendeu temporariamente o uso de cebolas e hambúrgueres de carne bovina do Quarteirão em diversos estados – incluindo Colorado, Kansas, Utah e Wyoming – enquanto a investigação continua.
A fornecedora de cebolas do McDonald’s, Taylor Farms, anunciou um recall de cebolas amarelas “por precaução” nesta quarta-feira (23/10). A distribuidora US Foods também emitiu um recall de quatro variedades de cebola, alertando para a possibilidade de contaminação por E. coli. A FDA confirmou que as cebolas da Taylor Farms eram oferecidas como opção adicional no sanduíche “Quarteirão com Queijo”.
Outras redes de fast food, como Burger King, Taco Bell, Pizza Hut e KFC, que também utilizavam as cebolas da Taylor Farms, retiraram o ingrediente de seus cardápios em alguns estados para prevenir riscos de contaminação.
Comentários
Postar um comentário