10/26/2024 05:22:00 PM
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou neste sábado (26/10) sua preocupação e condenação aos recentes ataques aéreos realizados por Israel contra o Irã, apelando para que “todas as partes” envolvidas no conflito suspendam as hostilidades. O governo brasileiro ressaltou, em nota oficial, que acompanha a escalada das tensões na região.
“O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”, diz o comunicado divulgado neste sábado.
Em sua declaração, o Itamaraty reforçou a necessidade de apoio da comunidade internacional para promover a paz e informou que a Embaixada em Teerã, a capital iraniana, está monitorando a situação dos brasileiros no país, mantendo um contato contínuo com os cidadãos brasileiros residentes na região.
Tensão regional
Na madrugada de sexta para sábado (26/10), Israel lançou uma série de ataques aéreos contra o Irã. Segundo a agência estatal de notícias iraniana, explosões foram ouvidas a oeste de Teerã por volta das 2h15 no horário local deste sábado.Após a primeira ofensiva, novas ondas de ataques ocorreram, e vídeos compartilhados por moradores da capital iraniana mostraram o céu iluminado por explosões enquanto o amanhecer se aproximava. O governo israelense declarou que os ataques terminaram e descreveu a ação como “ataques precisos e direcionados a alvos militares no Irã – frustrando ameaças imediatas ao Estado de Israel.”
Este ataque representa uma intensificação das tensões no Oriente Médio, envolvendo Israel, que conta com apoio dos Estados Unidos, e o chamado Eixo da Resistência, que é apoiado pelo Irã e inclui uma coalizão de grupos paramilitares na região.
Comentários
Postar um comentário