Ícone do Widget

Relacionado

×

Bombardeio russo mata três funcionários da Cruz Vermelha na região de Donetsk, na Ucrânia

Ataque russo matou três funcionários da Cruz Vermelha durante entrega de ajuda humanitária em Donetsk


Um ataque russo nesta quinta-feira (12/09) resultou na morte de três trabalhadores ucranianos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e deixou outros dois feridos em um vilarejo na região de Donetsk, próxima à linha de frente, de acordo com autoridades ucranianas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou o ataque em sua conta no X (antigo Twitter), classificando o episódio como “mais um crime de guerra russo”. Segundo Zelensky, o bombardeio atingiu veículos da missão humanitária do CICV na região.

O vilarejo de Viroliubivka foi o alvo da ofensiva, confirmou o governador regional Vadym Filashkin por meio do aplicativo de mensagens Telegram, informando também sobre as vítimas.

De acordo com o gabinete do Procurador Geral, os trabalhadores da Cruz Vermelha estavam entregando briquetes de combustível para ajudar a população local a se preparar para o inverno quando o ataque ocorreu. Os promotores afirmaram que os funcionários descarregavam o material de ajuda humanitária no momento do bombardeio.

Dois dos sobreviventes foram levados ao hospital, sendo que um deles está em estado grave. A região de Donetsk, parcialmente ocupada por forças russas, continua a ser alvo constante de ataques aéreos e bombardeios. Moscou, no entanto, nega direcionar seus ataques contra civis ou infraestruturas civis, apesar das milhares de mortes registradas ao longo do conflito.

Comentários